Pesquisar este blog

domingo, 19 de janeiro de 2020

QUESTÕES SOBRE GEOPOLÍTICA


1- [UEPB] Em relação à Guerra Fria, que teve como marco inicial o fim da II Guerra Mundial e o seu término simbolizado pela queda do Muro de Berlim, pode-se afirmar:

I. A Guerra Fria foi um confronto nuclear direto entre os Estados Unidos e a União Soviética;

II. Os países latino-americanos foram diretamente afetados por esse confronto ideológico, com a implantação de ditaduras militares, cuja finalidade era evitar a expansão do comunismo nesses países;

III. Países como a Coreia e o Vietnã tiveram seus territórios divididos por sangrentas guerras que separaram capitalistas e comunistas, alinhados respectivamente aos Estados Unidos ou à ex-União Soviética;

IV. Em países do Terceiro Mundo, guerras, violações dos direitos humanos através de torturas e mortes, além do cerceamento de liberdades, foram justificadas em nome da democracia e do combate ao comunismo.

Estão corretas APENAS as proposições:
(A) II e IV
(B) I, III e IV
(C) II, III e IV
(D) I e III
(E) I, II e IV

2- [Fuvest-2010] A Organização dos Estados Americanos (OEA) revogou, por meio da Resolução de 03/06/2009, a decisão, tomada em 1962, que excluía Cuba dessa organização. Em relação a esse tema, é correto afirmar que

(A) os países membros impuseram, como condição para a volta de Cuba à OEA, o cumprimento do acordo de fechamento da prisão de Guantánamo. 

(B) o retorno de Cuba à OEA deve resultar de um processo de diálogo a pedido do próprio governo cubano. 

(C) a atual decisão da OEA foi criticada por países da América do Sul que não fazem parte dessa organização como, por exemplo, Venezuela e Bolívia. 

(D) o Brasil não participou da decisão da OEA, em junho de 2009, mantendo-se alheio ao processo de diálogo e de negociação com Cuba. 

(E) os EUA retiraram-se do processo de discussão da referida Resolução por discordarem da readmissão de Cuba à OEA.

3- [ACAFE-SC] Uma economia globalizada remete-nos a certas preocupações no sentido de sua abrangência e em função de sua importância. Decorre daí o reconhecimento do Oriente Médio como um local que deixou de ser distante e, por isso, suas ações interferem no nosso dia-a-dia. Com relação ao Oriente Médio, a alternativa FALSA é: 

(A) Israel não exporta petróleo mas possui uma economia sólida, garantindo bom padrão de vida à população. Possui importante parque com indústrias variadas (química, metalúrgica, petroquímica, lapidação de diamantes, tabaco, vestuário, armamentos ,etc.) e moderna agricultura, que utiliza avançados recursos tecnológicos para irrigar terras situadas em climas desérticos. 

(B) Os países com maiores rendas per capita, como a Arábia Saudita, o Kuwait e os Emirados Árabes Unidos, são grandes exportadores de petróleo. Os demais são, em geral, nações pobres, excetuando-se Israel e, em parte, a a Turquia.

(C) Os dólares, obtidos pelo Oriente Médio com a exportação de petróleo, não foram utilizados na criação de infraestrutura, capaz de prepará-los para o futuro, quando ocorrer o esgotamento das reservas petrolíferas. 

(D) Muito importante, do ponto de vista político, foi o apoio do Iraque para a criação do Estado de Israel. 

(E) A Guerra do Golfo, um dos grandes conflitos internacionais recentes, envolveu o Iraque, que invadiu o Kuwait. Os Estados Unidos interferiram, bombardeando cidades iraquianas (entre elas Bagdá) derrotando o exército de Saddam Hussein. 

4- [ACAFE-SC] O tumulto financeiro iniciado na Ásia (final de 1997) gerou uma crise econômica que atingiu países de diferentes níveis de desenvolvimento e localizados em várias regiões da Terra. Sobre a crise que vem abalando a economia mundial, a alternativa VERDADEIRA é: 

(A) O Japão e os “Tigres Asiáticos”, países altamente industrializados desde a 2 a Guerra Mundial, não foram atingidos por esta crise. 

(B) As dificuldades no enfrentamento da atual crise internacional residem no fato desta ser a primeira com que se depara o mundo capitalista. 

(C) Os desdobramentos da crise global, felizmente não contaminam setores como a produção, o emprego e o comércio nos países emergentes. 

(D) As enérgicas atitudes tomadas pelo governo russo evitaram, até o presente momento, que o país aplicasse o calote nos bancos estrangeiros. 

(E) Grande estrela da economia latino-americana, o Brasil não escapou da desconfiança dos investidores internacionais, cientes dos riscos de suas aplicações financeiras no país.

5- [ACAFE-SC] Após os atentados terroristas, ocorridos em 11 de setembro, nos EUA, o continente asiático passou a ser alvo das atenções mundiais. Sobre esse continente, assinale a alternativa incorreta. 

(A) A Índia, além de problemas internos decorrentes do verdadeiro mosaico étnico, religioso e linguístico que caracterizam a sua população, se defronta com questões fronteiriças com o Paquistão e com a China. 

(B) O Irã e o Iraque são países subdesenvolvidos, cuja população professa o islamismo, e se destacam no cenário internacional como produtores de petróleo.

(C) A guerra ao terrorismo, deflagrada pelos EUA e seus aliados provocou a fuga em massa de habitantes do Afeganistão, agravando a situação dos refugiados na Ásia Central. 

(D) A criação do Estado de Israel, em 1948, gerou conflitos de grandes proporções entre árabes e judeus e a atual conjuntura política internacional dificulta, ainda mais, uma solução pacífica para essa questão. 

(E) A bomba atômica é um poderoso artefato bélico que ainda não está disponível a nenhum dos países asiáticos, devido ao atraso técnico-científico em que se encontram.


GABARITO

1) C
2) B 
3) D
4) E
5) E

Nenhum comentário: