Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

QUESTÕES SOBRE ROCHAS


1- [UNICAMP-MODIFICADA] “As maiores jazidas de carvão mineral do país situam-se nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As menores, no Paraná e São Paulo. As reservas brasileiras totalizam 32 bilhões de toneladas de carvão in situ. Desse total, o estado do Rio Grande do Sul possui 89,25%, Santa Catarina 10,41%, Paraná 0,32% e São Paulo 0,02%. Somente a Jazida de Candiota, situada no sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, possui 38% de todo o carvão nacional, distribuído sob a forma de 17 camadas de carvão. A mais importante delas é a camada Candiota, com 4,5 metros de espessura, em média, composta por dois bancos de carvão”.
(http://www.cprm.gov.br/coluna/carvaomineral0.html)
Considerando a formação do carvão-mineral e o tipo de rocha onde é encontrado, assinale a alternativa CORRETA:

(A) Forma-se pelo acúmulo de vegetação em ambientes de baixa oxidação, levando ao acúmulo de material orgânico de decomposição muito lenta. A vegetação se acumula em partes rebaixadas e úmidas da paisagem e é recoberta por sedimentos erodidos de porções mais elevadas da paisagem; portanto, o carvão é encontrado em rochas sedimentares.
(B) É extremamente radioativo e é formado a partir de uma grande temperatura e pressão o que transforma a matéria orgânica em carbono. O carvão-mineral é encontrado em rochas magmáticas extrusivas.
(C) Origina-se do acúmulo de algas e plânctons em antigos lagos ou em regiões que a milhões de anos tenham sido coberto por mares. Assim, o carvão é encontrado sempre em rochas metamórficas.
(D) Resulta da alta temperatura de fornos existentes em carvoarias nos quais são introduzidas as madeiras secas e consequentemente incineradas. Desse modo, conclui-se que o carvão é de origem orgânica o qual se transforma pela carbonização.

2- [UNEMAT] A crosta terrestre é formada por rochas e minerais. Estas últimas podem ser definidas como agrupamentos de minerais que, por sua vez, são compostos de elementos químicos. Analise as proposições sobre as rochas, assinalando F para Falsa e V para Verdadeira.
(  ) As rochas ígneas ou magmáticas formaram-se a partir do resfriamento e solidificação do magma, material em estado de fusão de que é constituído o manto.
(  ) As rochas ígneas foram, originalmente, rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas que, pela ação do calor ou pela pressão existente no interior da Terra, adquiriram outra estrutura.
(  ) As rochas sedimentares derivam de rochas que sofreram a ação de processos erosivos, como atividades realizadas pela água, pelo vento, por reações químicas e físicas e pela ação dos seres vivos.
(  ) A areia, o calcário e o arenito são exemplos de rochas metamórficas.
(  ) Originalmente, as rochas metamórficas foram magmáticas, sedimentares ou metamórficas, mas pela ação do calor ou pela pressão existente no interior da Terra, adquiriram outra estrutura.
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) V, V, F, F, V                                  
(B) V, F, V, V, V                              
(C) V, F, V, F, V
(D) F, V, F, V, F                                  
(D) F, V, V, V, F                          

3- [UNEMAT] Dobramentos ou dobras podem ser definidos como encurvamento de forma acentuada côncava ou convexa, anticiclinais e sinclinais, que aparecem na crosta terrestre. Exemplo dessa realidade é a cordilheira dos Andes na América do Sul. Esse movimento das camadas da crosta da terra é resultado de:
(A)  movimentos de forças tectônicas.                              
(B)  ocorrência de terremoto.
(C)  movimento de rotação da terra.                               
(D)  ocorrência de maremoto.
(E)  movimento de translação da terra.

4- [UFV] Observe a figura abaixo:


(Fonte: VESENTINI, José William; VLACH, Vânia. Geografia Crítica, 1: O Espaço Natural e a Ação Humana. São Paulo: Ática. 2009. p. 92. Adaptado.)

No decorrer do tempo geológico, as rochas sofrem diversas modificações e se transformam. Com base na figura acima e nos conhecimentos sobre dinâmica da crosta terrestre, assinale a afirmativa INCORRETA:
(A) As rochas ígneas são formadas a partir do resfriamento do magma, levando à formação de rochas como o granito.
(B) O desgaste erosivo transforma as rochas ígneas em metamórficas, como ocorreu com a formação do calcário na região de Sete Lagoas (MG).
(C) As rochas metamórficas são mais resistentes ao intemperismo do que as rochas sedimentares, permitindo o uso dessas na construção civil.
(D) As rochas sedimentares são formadas pelo processo de compactação do material oriundo do desgaste erosivo e do transporte das rochas ígneas ou metamórficas.
(E) As rochas metamórficas resultam da transformação de rochas antigas, que sofreram pressão ou elevação de temperaturas, como é caso do gnaisse.

6 comentários:

Unknown disse...

Faça uma pro 6 ano

Unknown disse...

Gente na questão 4 se vc para vc achar a correta seria que letra?

Unknown disse...

Letra b

Unknown disse...

A resposta é a letra (D)

Unknown disse...

(B)

Unknown disse...

(B)*