Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

QUESTÕES SOBRE ROCHAS


1- [UNICAMP-MODIFICADA] “As maiores jazidas de carvão mineral do país situam-se nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As menores, no Paraná e São Paulo. As reservas brasileiras totalizam 32 bilhões de toneladas de carvão in situ. Desse total, o estado do Rio Grande do Sul possui 89,25%, Santa Catarina 10,41%, Paraná 0,32% e São Paulo 0,02%. Somente a Jazida de Candiota, situada no sudoeste do estado do Rio Grande do Sul, possui 38% de todo o carvão nacional, distribuído sob a forma de 17 camadas de carvão. A mais importante delas é a camada Candiota, com 4,5 metros de espessura, em média, composta por dois bancos de carvão”.
(http://www.cprm.gov.br/coluna/carvaomineral0.html)
Considerando a formação do carvão-mineral e o tipo de rocha onde é encontrado, assinale a alternativa CORRETA:

(A) Forma-se pelo acúmulo de vegetação em ambientes de baixa oxidação, levando ao acúmulo de material orgânico de decomposição muito lenta. A vegetação se acumula em partes rebaixadas e úmidas da paisagem e é recoberta por sedimentos erodidos de porções mais elevadas da paisagem; portanto, o carvão é encontrado em rochas sedimentares.
(B) É extremamente radioativo e é formado a partir de uma grande temperatura e pressão o que transforma a matéria orgânica em carbono. O carvão-mineral é encontrado em rochas magmáticas extrusivas.
(C) Origina-se do acúmulo de algas e plânctons em antigos lagos ou em regiões que a milhões de anos tenham sido coberto por mares. Assim, o carvão é encontrado sempre em rochas metamórficas.
(D) Resulta da alta temperatura de fornos existentes em carvoarias nos quais são introduzidas as madeiras secas e consequentemente incineradas. Desse modo, conclui-se que o carvão é de origem orgânica o qual se transforma pela carbonização.

2- [UNEMAT] A crosta terrestre é formada por rochas e minerais. Estas últimas podem ser definidas como agrupamentos de minerais que, por sua vez, são compostos de elementos químicos. Analise as proposições sobre as rochas, assinalando F para Falsa e V para Verdadeira.
(aa) As rochas ígneas ou magmáticas formaram-se a partir do resfriamento e solidificação do magma, material em estado de fusão de que é constituído o manto.
(aa) As rochas ígneas foram, originalmente, rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas que, pela ação do calor ou pela pressão existente no interior da Terra, adquiriram outra estrutura.
(aa) As rochas sedimentares derivam de rochas que sofreram a ação de processos erosivos, como atividades realizadas pela água, pelo vento, por reações químicas e físicas e pela ação dos seres vivos.
(aa) A areia, o calcário e o arenito são exemplos de rochas metamórficas.
(aa) Originalmente, as rochas metamórficas foram magmáticas, sedimentares ou metamórficas, mas pela ação do calor ou pela pressão existente no interior da Terra, adquiriram outra estrutura.
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) V, V, F, F, V                                  
(B) V, F, V, V, V                              
(C) V, F, V, F, V
(D) F, V, F, V, F                                  
(D) F, V, V, V, F                          

3- [UNEMAT] Dobramentos ou dobras podem ser definidos como encurvamento de forma acentuada côncava ou convexa, anticiclinais e sinclinais, que aparecem na crosta terrestre. Exemplo dessa realidade é a cordilheira dos Andes na América do Sul. Esse movimento das camadas da crosta da terra é resultado de:
(A)  movimentos de forças tectônicas.                              
(B)  ocorrência de terremoto.
(C)  movimento de rotação da terra.                               
(D)  ocorrência de maremoto.
(E)  movimento de translação da terra.

4- [UFV] Observe a figura abaixo: