Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

QUESTÕES SOBRE EROSÃO


1-  “[...] são grandes canais, abertos em subsuperfície, com diâmetro que variam de poucos centímetros até vários metros”.

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: A. J. T. ; CUNHA, S. B. da. (Orgs.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 4 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p.149 – 209.
O texto acima faz referência:
(A) às voçorocas.                                   
(B) aos sulcos.                                              
(C) aos pipings.
(D) às ravinas.                                         
(E) ao splash.

2- [UEC] Os processos de erosão são responsáveis pelo desgaste da superfície terrestre.  Assinale a  alternativa  que  contém  apenas agentes de erosão:

(A)  Oceanos e mares, vulcanismo, sismos e tectonismo             
(B)  Antropismo, tectonismo, glaciares e ventos
(C)  Chuvas, rios, geleiras e ventos                                               
(D)  Erosão eólica, pluviação, vulcanismo e geleiras

 3- [UEP] Os processos geomorfológicos internos ou exógenos deixam sempre impressas de sua atuação. Eles desenvolvem, inclusive, um conjunto de feições de relevo característico. Esse fato reveste-se de uma particular importância, quando o pesquisador de áreas, como Biologia, Geografia, Geologia etc, volta-se à análise de ambientes pretéritos. Com relação a esse assunto, observe, atentamente a fotografia reproduzida a seguir e assinale, com base nas evidências morfológicas, o processo responsável pela elaboração da paisagem visualizada em primeiro plano.

(A) Erosão eólica.
(B) Erosão glacial.
(C) Tectonismo ruptural.
(D) Neotectonismo plástico.
(E) Sedimentação fluvial.


4- [IFMT] “A erosão acelerada não é uma coisa nova, ela acompanha a agricultura desde o seu início, há 4.000 ou 5.000 anos a.C., nos vales do Eufrates, Tigre e Nilo, onde, presume-se, tenha sido o berço da agricultura.”

(CONCIANI, Wilson. Processos erosivos: conceitos e ações de controle. Cuiabá: Editora Cefet-MT, 2008. p. 11.)

Mesmo que a erosão seja um acontecimento antigo, como citado acima, o tema é sempre atual, trazendo muitos transtornos para as zonas rural e urbana. Sobre a erosão, suas causas e consequências, é correto afirmar que:



(A) é caracterizada pela destruição e transformação de rochas pela ação de agentes que modelam a superfície terrestre, através dos fatores endógenos (clima, rios, correntes marítimas, enxurradas) e de fatores exógenos (animais, homens e vulcanismos).

(B) nas encostas, as águas superficiais escorrem e formam as ravinas ou voçorocas com sulcos laterais inclinados, entretanto só provocam efeitos na superfície dos solos e são facilmente controladas pela ação antrópica.

(C) é parte do processo de degradação do solo, provocando o acúmulo de metais pesados, lixiviação e diminuição de nutrientes; só ocorre com a intervenção do homem, tornando-se um dos mais sérios problemas ecológicos do planeta.

(D) a ação do intemperismo físico e químico e das cheias e inundações compensam o material retirado pela erosão, com formações de cordões arenosos e praias nos rios e no litoral.

(E) a ação da água como agente de erosão depende da quantidade que cai sobre o solo e da maior ou menor capacidade de infiltração que este solo oferece. A erosão provocada pelo escoamento superficial recebe o nome de erosão laminar ou em lençol.


5- [UEPB] A figura e seus conhecimentos sobre o tema levam à reflexão de que:



I - Em áreas de grande expansão urbana, os problemas erosivos tornam-se uma ameaça à população que vive em habitações urbanas informais, ou seja, improvisadas e inacabadas.

II - Em muitas cidades brasileiras sua expansão avança para terrenos topograficamente mais inclinados e geologicamente instáveis. É o caso de obras efetuadas nas vertentes dos morros, ou seja, em áreas extremamente suscetíveis à erosão pluvial.

III - Na ocupação urbana nas áreas de risco, as consequências são desastrosas principalmente para a população de baixa renda. O material que escorrega com o deslize de terras provoca oassoreamento dos rios, córregos e bueiros, contribuindo para as enchentes urbanas, catástrofes irreparáveis presentes em muitas cidades brasileiras, como o caso de Angra dos Reis e recentemente nos estados de Pernambuco e Alagoas.


 Está(ão) correta(s):
(A) Apenas a proposição I
(B) Apenas as proposições I e II
(C) Apenas as proposições II e III
(D) Apenas as proposições I e III
(E) Todas as proposições