É evidente que em todas as etapas do ensino e aprendizagem, deve haver uma relação entre a prática e a teoria. Caso contrário, correremos um risco de repetir um erro clássico, que se traduz no seguinte provérbio: “Faça o que eu digo, mas nunca faça o que eu faço”.
É muito comum, em especial nas escolas do ensino
fundamental e médio de todo Brasil, a mobilização de estudantes e professores,
durante um dia ou uma semana com a finalidade de debater as diversas
problemáticas inerentes ao ambiente, à ética, a cidadania,... Contudo, penso
que tratar qualquer temática em apenas um único período do ano é uma grande
falha do sistema de ensino. E a gravidade é maior ainda do que imaginamos, pois
dificilmente estes métodos atingirão algum objetivo consistente. E tal fato comprova-se
mediante a pura e simples observação do ambiente que serviu de “palco para o
espetáculo”. Na maioria das vezes, depois de findado o evento, o que resta são cenas
revoltantes, que exprime, antes de qualquer coisa, o desrespeito e a irresponsabilidade.
É difícil compreender e até mesmo aceitar um plenário tomado por copos
descartáveis e papéis logo após uma palestra sobre educação ambiental, ou ainda,
quando a escola resolve que uma dança (bem ou mal coreografada) pode ensinar o
tema proposto.
Na realidade o que interessa à escola é uma metodologia
que valoriza o discurso em detrimento à prática, sendo essa última, reduzida a
meras apresentações de cartazes, paródias, danças e, até mesmo, desfile de moda.
O fato é que todas essas atividades não são capazes de transformar atitudes, porém
possui um forte apelo de marketing, o
que nos induz a pensar que a verdadeira preocupação daqueles que assumem a
responsabilidade de gerir as instituições de ensino é garantir uma imagem
positiva perante às opiniões pública e midiática.
Diante desse sentimento de indignação, surge o seguinte questionamento:
Como reverter esse quadro? Confesso que a resposta não é fácil, entretanto,
creio que a primeira medida a ser tomada, deve concentrar esforços para estimular
mudanças nas atitudes e no comportamento de cada ser pensante, e a partir daí,
teremos condições básicas para a iniciação de um processo que permitirá a
verdadeira prática das teorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário