1- [UNIMONTES]
Analise a tabela.
BRASIL: MATRIZ DE TRANSPORTE REALIZADO
/SOJA – 2000
Modal
|
Participação
|
Rodoviário
|
80,96%
|
Ferroviário
|
14,81%
|
Hidroviário
|
4,23%
|
Fonte:
GEIPOT
A opção pelo
transporte rodoviário da soja ocorre porque
(A) o transporte hidroviário onera o preço final do produto, apesar de a região produtora possuir uma rede de rios navegáveis.
(B) o preço desse sistema é mais baixo, quando comparado com o sistema ferroviário e o hidroviário.
(C) a topografia da região produtora impede a instalação de ferrovias, por isso o uso do caminhão é mais adequado.
(D) o Brasil adota uma política de transporte que prioriza o sistema rodoviário, apesar do alto custo desse sistema.
2- [PUC-RS]
Sobrepondo-se um planisfério que apresente a divisão política sobre um outro
planisfério que mostre as vias de transportes e as atividades econômicas,
tem-se como resultado
(A) o predomínio das ferrovias nos países pobres,
graças à exportação de minérios.
(B) um maior fluxo nas hidrovias do que nas
ferrovias, no Japão, pois houve a construção de canais artificiais ligando
importantes rios.
(C) o predomínio da
malha ferroviária em países ricos em relação aos países pobres.
(D) o equilíbrio na distribuição das aerovias,
tanto no Hemisfério Norte como no Hemisfério Sul.
(E) o predomínio das rodovias expressas nos países
pobres, devido à cobrança de pedágios.
3-
[PUC-CAMP] Para responder, analise a tela Central do Brasil de Tarsila do
Amaral.
(www.tarsiladoamaral.com.br −
acessado em 10/10/2006)
Em 1924 quando Tarsila pintou a tela, as ferrovias
eram o meio de transporte mais eficiente da área agroexportadora que
representava a base econômica do País. No entanto, a partir da década de
1950/60, o transporte ferroviário foi gradativamente perdendo importância. Para
responder à questão, analise os gráficos a seguir:
Transporte
de cargas − 2002(%) em alguns países selecionados
A coluna que
representa a distribuição percentual dos tipos de transporte de carga no Brasil
está indicada pelo número
(A) 1
(B) 2
(C) 3
(D) 4
(E) 5
4- [UFV] O
transporte de mercadorias é um elemento fundamental na construção do espaço
geográfico dos países. Historicamente, na maior parte dos países
industrializados, o processo de modernização privilegiou as ferrovias e o
transporte hidroviário. No Brasil, ao contrário, privilegiou-se o transporte
rodoviário, o que se reflete no preço de matérias-primas e mercadorias. Entre
as afirmativas abaixo, assinale aquela que NÃO representa as
transformações na rede de transportes no Brasil.
(A) As ferrovias representaram o transporte típico
da economia cafeeira agroexportadora, o que aparece no traçado do interior em
direção ao litoral.
(B) O processo de
industrialização renovou a rede de transporte ferroviário com a ampliação da
malha ferroviária e a introdução de trens modernos.
(C) O sistema hidroviário brasileiro, apesar de subutilizado,
tem recebido investimentos governamentais para possibilitar o escoamento da
produção agrícola.
(D) O Estado, durante o processo de
industrialização, encampou as ferrovias que tinham se tornado deficitárias, e,
nos anos 90 do século XX, privatizou parte da malha ferroviária.
(E) A opção pelo modelo rodoviário coincidiu com a
criação da Petrobras e com o desenvolvimento da indústria automobilística.
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