Pesquisar este blog

domingo, 2 de setembro de 2012

QUESTÕES SOBRE PROCESSOS ENDÓGENOS

1- [PUC-RS] Sobre o tsunami, fenômeno que vitimou milhares de pessoas em dezembro de 2004, mobilizando os olhares do mundo para os limites do Oceano Índico, é correto afirmar que:

(A) tem origem nos movimentos das marés, atribuídos a limites divergentes de placas, onde células convectivas do magma provocam ondas gigantes.

(B) é causado pelos ventos, que aumentam o poder das ondas, as quais, por sua vez, ao quebrarem na costa, avançam sobre os continentes.

(C) teve como causa principal o desmoronamento das encostas marítimas da Indonésia, antes cobertas pela Floresta Equatorial.

(D) é uma manifestação das placas tectônicas que, por estarem no fundo do oceano, ao convergirem provocam a subducção de uma das placas, causando maremotos.

(E) está relacionado ao deslocamento do eixo de rotação da Terra provocado pelo aquecimento global do planeta.

2- [UFMG-] Leia estes trechos:

O interior do Ceará voltou a ser atingido por tremores de terra na madrugada de ontem, com abalos sísmicos que alcançaram até 3,9 graus na escala Richter.

Folha de S. Paulo, 10 mar. 2008. p. C1. (Adaptado)

A terra voltou a tremer na região de Caraíbas, no Norte de Minas Gerais. O abalo sísmico de 4,0 graus na escala Richter ocorreu anteontem à noite, onde, em dezembro de 2007, terremoto causou a morte da primeira vítima de um tremor de terra no País.

Estado de Minas, 21 de mar. 2008. p. 22. (Adaptado)

Por volta das 21h de anteontem, um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter assustou moradores de São Paulo, Rio, Paraná e Santa Catarina. Com epicentro na costa brasileira, a cerca de 270 km da capital paulista, o terremoto foi considerado moderado por cientistas e geólogos do País.

Folha de S. Paulo, 24 abr. 2008. p. C4. (Adaptado)


Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que

(A) a ausência de vítimas no terremoto que afetou parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina é explicada pelo fato de, no Centro-Sul do País, a construção civil empregar técnicas anti-terremotos eficazes em países como o Japão.

(B) a escala Richter é utilizada para quantificar a magnitude sísmica de um terremoto ocorrido em continente ou em oceano, desde aqueles registrados somente pelos sismógrafos, até aqueles outros sentidos pelo homem e causadores de grande destruição.

(C) a mídia, ao fazer uso das expressões “tremor de terra”, “abalo sísmico” e “terremoto”, está-se referindo a um fenômeno geológico, que tem sua origem associada à mobilidade e ao deslocamento das placas litosféricas.

(D) as áreas continentais distantes das bordas de placas tectônicas – como é o caso de grande parte do território brasileiro –, se revelam, também, sismicamente instáveis, embora, nelas, os terremotos apresentem magnitude e frequência reduzidas.


3- [PUC-PR] Apertado entre o Tibete e a Índia, o Nepal se estende sobre uma área de 141 mil Km2, um pouco menor que nosso estado do Paraná. Mesmo assim, por conter a parte central da cordilheira do Himalaia,a Morada dos deuses da mitologia indiana, possui oito ou quatorze maiores montanhas da Terra. Sua altitude decresce rapidamente de norte para sul, até encontrar a planície o Terai, apenas 70 metros sobre o nível do mar, um gigantesco contraste com os 8.848 metros do Everest na outra extremidade do país, a pouco mais de 180 Km.

(Waldemar Niclevicz. Tudo pelo Everest, 1993)

O texto se refere à mais elevada cordilheira do mundo, o Himalaia, onde se situa o Nepal. Com suas contrastantes altitudes, o Himalaia teve sua origem aproximadamente na mesma época e da mesma forma que as outras grandes cordilheiras do planeta. A origem das grandes cadeias de montanhas da Terra, como o Himalaia, os Andes e as Rochosas, se deve...

(A) longos processos de Erosão.                     
(B) formação de fossas tectônicas.                 
(C) longos processos de Erosão.
(D) falhamentos.
(E) dobramentos.

4- [UNEMAT] Sobre a formação dos continentes, ao longo de milhões de anos, com o movimento das placas tectônicas a Pangeia dividiu-se inicialmente em duas partes: Gondwana e Laurásia. Daí para frente, as partes foram fragmentadas, até assumir a forma atual como mostra a figura abaixo. Analise a figura e assinale a alternativa que corresponde à denominação correta das placas.



(A)  Placa Americana (1), Placa Euro-Asiática (2), Placa Sul Americana (3), Placa Africana (4), Placa Indu-Australiana (5), Placa Antártica (6), Placa Nazca (7), Placa do Pacífico (8).

(B)  Placa Norte Americana (2), Placa Euro-Asiática (3), Placa Sul Americana (4), Placa Africana (5), Placa Indu-Australiana (6), Placa Antártica (1), Placa Nazca (7), Placa do Pacífico (8).

(C)  Placa Norte Americana (4), Placa Euro-Asiática (5), Placa Sul Americana (6), Placa Africana (7), Placa Indu-Australiana (8), Placa Antártica ( 3 ), Placa Nazca ( 1 ), Placa do Pacífico ( 2 ).

(D)  Placa Norte Americana (1), Placa Euro-Asiática (2), Placa Sul Americana (3), Placa Africana (4), Placa Indu-Australiana (6), Placa Antártica (8), Placa Nazca (7), Placa do pacífico (5).

(E)  Nenhuma das alternativas.


5- [UNIR] O terremoto no Chile e o que atingiu o Haiti em 2010 foram causados por fenômenos geológicos diferentes, embora ambos fizessem parte do lento e sutil movimento de placas tectônicas, que é constante. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

(A) No caso do abalo no Chile, de magnitude extrema, seu hipocentro foi a 10 km da superfície, causando mais vítimas que o do Haiti, em que o hipocentro foi no mar, a 35 km de profundidade.

(B) O movimento da crosta da Terra, constituída por placas tectônicas delimitadas por grandes “falhas”, mesmo que sejam só poucos centímetros por ano, produz tensões que vão se acumulando em vários pontos, podendo causar terremotos.

(C) Os terremotos são efeitos de processo geológico de acúmulo lento e liberação rápida de tensões entre as placas.

(D) O tamanho da área de ruptura, grande ou pequeno, determina se o evento será um abalo quase imperceptível ou um terremoto; quanto maior a área de ruptura, maior a violência das vibrações emitidas.

(E) O terremoto no Chile foi um exemplo de mergulho de uma placa (a de Nazca, no Oceano Pacífico) para debaixo de outra (a Sul-americana); o terremoto no Haiti foi um deslizamento lateral entre placas (a Caribenha e a Norte-americana).

Nenhum comentário: